Blog
26. dez de 2019
BlogHelp,Saúde

HIV. A transmissão pode ocorrer de várias formas

Final do ano chegou! Estamos finalizando o mês de dezembro. Este que é considerado o mês de conscientização e combate à AIDS. Vamos falar sobre essa doença?

AIDS

AIDS é a sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

O vírus que a causa essa doença é conhecido como HIV, sendo encontrado no sangue, secreções íntimas e leite materno de pessoas infectadas pelo vírus.

Com isso, fica mais fácil entendermos que nem toda pessoa infectada pelo HIV tem AIDS, mas quem está com AIDS tem HIV. Assim, pessoa vivendo com HIV pode transmitir o vírus, mesmo não tendo ainda desenvolvido a doença.

 

A transmissão pode ocorrer de várias formas:

Relação sexual sem camisinha por via anal, vaginal e oral; De mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação; Compartilhamento de agulhas contaminadas; Transfusão sanguínea com sangue contaminado pelo vírus; Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados, compartilhados.

Para sua proteção, é imprescindível o uso do preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e o cuidado para não compartilhar agulhas e objetos perfuro cortantes não esterilizados.

 

Você acredita que teve uma relação sexual com pessoa infectada e não se protegeu?

Há disponível outra forma de prevenção caso isso ocorra, a Profilaxia Pós Exposição – PEP. Essa é uma forma emergencial de prevenção que pode ser realizada em até 72h após exposição, que trata as pessoas que não possuem o vírus e que enfrentaram situação de risco com possibilidade de infecção pelo HIV.

 

Como é feito o diagnóstico.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue ou saliva. Esses testes podem ser realizados em unidades básicas de saúde (posto de saúde), em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Faça o teste e conheça a sua sorologia.

Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.

 

Você teve um diagnóstico de HIV, e agora?

Atualmente, não existe cura efetiva para o HIV, mas cientistas e autoridades mundiais trabalham arduamente para encontrá-la. Enquanto isso, com medicações apropriadas, o HIV pode ser controlado. O tratamento médico é chamado Antirretroviral (TARV).

Agora, é importante fazer escolhas que o mantenham saudável. Fazer uso das medicações conforme orientação médica para garantir a manutenção da sua imunidade e da sua saúde.

 

Conte com a HELP Emergências Médicas para orientações sobre esse tema e PREVINA-SE.

Tags:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.