Blog
25. jul de 2019
BlogHelp,Convênios,Saúde

Dores no Cóccix

O Cóccix é a porção final da coluna sendo normalmente formado por 4 vértebras.

A coccigodínia é o sintoma de dor na região do cóccix. A dor pode ser originada dos ligamentos e tendões ao redor do cóccix bem com por degeneração ou instabilidade dos discos entre as vértebras. As causas podem ser traumas sentados, parto, obesidade, uso de bicicletas, remo, cavalgadas e outras atividades que promovam traumatismos repetidos na região, mas muitas vezes a causa não pode ser detectada. Além do sofrimento local, a dor pode gerar constrangimentos tanto em ambientes sociais quanto na procura de ajuda profissional. As mulheres são 5 vezes mais afetadas que os homens provavelmente por questões anatômicas.

O exames iniciais utilizados para o diagnóstico são as radiografias, mas havendo dúvida diagnóstica poderá ser solicitada a tomografia ou a ressonância magnética.

 

O tratamento conservador é o mais utilizado e a primeira escolha.

Consiste no uso de almofadas, evitar longos períodos sentados especialmente em superfícies duras, repouso, fisioterapia e medicamentos.

Nos casos de falha de tratamento conservador podemos utilizar bloqueios com infiltrações de corticoides e anestésicos que podem ser aplicados sobre a porção óssea, discos ou nervos. A radiofrequência pulsada é uma técnica minimamente invasiva que também pode ser utilizada. A cirurgia fica reservada aos casos com grande prejuízo da qualidade de vida e falência dos demais tratamentos, principalmente no quadros de instabilidade verificados em radiografias dinâmicas. O procedimento consiste na remoção cirúrgica parcial ou completa do cóccix.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.