Blog
21. jun de 2019
DICAS HELP,emergência

21/06: Dia Mundial de Controle da Asma

Vinte e um de junho é o Dia Mundial de Controle da Asma. A data é dedicada ao esclarecimento e controle desta doença respiratória crônica que afeta tanto crianças como adultos e que tem como principal característica a dificuldade em respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde – estudo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE – estima-se que 6,4 milhões de brasileiros sejam asmáticos.

A asma pode ser causada por fatores genéticos, ambientais ou até mesmo por alergias. Os primeiros e mais comuns sintomas são falta de ar, tosse e chiado no peito.

Uma crise de asma deve ser controlada imediatamente e as medicações mais indicadas para essas ocorrências são os broncodilatadores beta-agonistas de curta duração em spray, popularmente conhecidos como bombinhas. A ação dos broncodilatadores inalatórios começa dentro de minutos após a aspiração e sua ação dura de duas a quatro horas.
“As bombinhas são indicadas para os casos emergenciais de asma, mas em longo prazo as medicações mais apropriadas são os corticosteroides de uso oral”, explica a médica Rosilane Oliveira, diretora-técnica da Help Emergências Médicas.

Dra. Rosilane também aconselha a adoção de certos cuidados no lar de quem sofre de asma. “É preciso manter o ambiente sempre livre dos ácaros que se concentram em estantes de livros, almofadas, bichos de pelúcia, carpetes, colchões, travesseiros e estofados em geral. Fungos, pólen e pelos de animais de estimação também devem ser evitados”, orienta a profissional.

Além dos cuidados em casa e no ambiente de trabalho, Dra. Rosilane ressalta que é imprescindível contar com o acompanhamento de um especialista na área, no caso, o médico pneumologista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.