Blog
25. jan de 2018
DICAS HELP

Dicas de segurança para quem pega a estrada

Está programando pegar a estrada neste fim de semana? Então confira algumas dicas de segurança que nossa equipe preparou para você e seua família. Dirigir com prudência é a certeza de chegar sem acidentes ao seu destino e ter muito mais tempo e saúde para curtir o verão.

Confira abaixo alguns conselhos que preparamos para você.

Conheça e utilize corretamente a sinalização de seu veículo

Os faróis, as setas e a luz de alerta são as maneiras de se comunicar com os outros motoristas na estrada. Assim, antes de fazer um desvio, acessar o acostamento ou realizar uma ultrapassagem, sempre ligue a seta.

O pisca-alerta deve ser usado somente quando o carro está parado e no acostamento e, mesmo durante o dia, trafegue com o farol baixo ligado. O farol alto só deve ser usado para chamar a atenção do motorista que vem na pista contrária à sua.

Revise o carro antes de pegar a estrada

Na estrada e dentro da cidade, todos os itens de segurança devem ser checados:

  • Macaco;
  • Estepe (que deve estar na calibragem correta);
  • Setas, luz de freio, faróis;
  • Limpador de para-brisa.

Respeite o limite de velocidade

Respeitar o limite de velocidade permite que você tenha espaço e tempo de freagem suficientes em relação ao carro da frente. No entanto, velocidade baixa demais também pode ser um problema. O Código de Trânsito Brasileiro determina que a velocidade mínima não pode ser inferior à metade do limite máximo. Por exemplo, se em um trecho da rodovia o limite máximo permitido é 100 km/h, você não pode trafegar a menos de R$ 50 km/h. Portanto, dirigir muito devagar também gera risco nas estradas.

Mantenha a distância

Jamais “cole” no carro da frente! Mantenha sempre uma distância que permita frear seu automóvel a tempo de não colidir com o motorista que está adiante.

Na dúvida, não ultrapasse

Ultrapasse o carro da frente somente quando tiver total certeza de que há tempo e espaço suficientes para voltar à sua pista e completa a manobra com segurança. Preste atenção na sinalização horizontal e ultrapasse apenas onde há faixas cortadas.

Deixe o celular de lado

Facebook, Twitter, Instagram… Quando você está na estrada, nada disso é importante. Se precisar atender uma ligação, procure um acostamento seguro e pare. Suas selfies serão muito mais curtidas se você chegar saudável ao seu destino.

Descanse, pare, estique as pernas

Em viagens longas, o cansaço bate à porta sempre. Por isso, programe pausas em lugares seguros a cada duas horas, faça refeições leves e hidrate-se. Se à noite o sono chegar, procure um hotel, durma e retome a viagem no dia seguinte.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.