Blog
09. jan de 2020
BlogHelp,DICAS HELP,Saúde,Sem categoria

Alergia Reação Imediata

Alergia

Você, ou alguém que conhece, já apresentou alguma reação alérgica? Sendo algo comum a todas as fases da vida, as reações alérgicas atingem grande parte da população e podem ser causadas por predisposição genéticas ou hipersensibilidade.

 

Saiba como prevenir e controlar esta reação que gera desconforto afetando muitas pessoas.

Você já teve contato com alguma pessoa exageradamente na defensiva, que a menor crítica ou contrariedade reage de forma intensa e até agressiva, contribuindo para agravar o seu desequilíbrio emocional? A alergia ou reação de hipersensibilidade pode ser comparada com o mesmo fenômeno. Ela é uma resposta excessiva do sistema imunológico diante de uma substância estranha no organismo.

A Organização mundial de saúde, (OMS) estima que cerca de 30% da população sofre de algum tipo de alergia. No Brasil, é a quinta maior causa de internações no sistema único de saúde (SUS) e responde por até 20% dos casos urgentes.

A poluição do ar nos grandes centros urbanos também é considerada um fator que contribui para piora da incidência. Os problemas mais comuns relacionados à reação alérgica são respiratórios, principalmente rinite que afeta em torno de 35% das pessoas. Também é muito comum com asma, uma doença crônica que atinge em média 10% da população do País, caracterizada por tosse, respiração curta sensação de aperto e chiado no peito.

 

Em Santa Catarina

No estado há grande presença de pólen na serra Catarinense, um elemento que estimula a ocorrência dessa reação. Para conhecimento, podemos citar os principais agentes causadores.

 

 

O QUE PODE ATIVAR UMA ALERGIA?

  • Alérgenos (poeira, mofo, pelo de animais) e fatores irritantes; Infecções virais ou dos seios da face; Exercício; Doenças do refluxo gastresofágico; Medicações ou alimentos; Ansiedade (fatores emocionais).

ALIMENTOS COMUNS QUE PODEM PROVOCAR REAÇÃO ALÉRGICA:

  • Leite de vaca; Ovos; Amendoim; Soja; Peixes e frutos do mar; Nozes.

 

Para maior resistência

Teme-se que a população infantil atual, cada vez mais crescendo nos espaços confinados por causa da insegurança, reduza a resistência aos agentes causadores da alergia. É importante que a criança tenha contato com diversos ambientes, assim fortalecerá sua resistência.

A amamentação, por pelo menos seis meses de vida do bebê, fortalece o sistema imunológico da criança e ajuda a evitar doenças respiratórias, asma e alergia alimentares no futuro.

Bicho Pelúcia

Para prevenir alergia, o cuidado deve ser o mais precoce possível. Se há uma pessoa com  propensão à alergia em casa é importante afastar as causas. Por exemplo, devem-se evitar carpetes, cortinas de forração e bichos de pelúcia para pessoas alérgicas a poeira, ácaro, pelos.

Felizmente, as alergias são controláveis e permite ter uma vida normal, desde que haja devido acompanhamento. Se cuida e conte com a Help Emergências Médicas.

Tags:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.