Blog
17. ago de 2019
Ambulatório,BlogHelp,Saúde,Vacina

Vacinação de Viajantes

O Regulamento Sanitário Internacional

Desde 2005 a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) que estabelece normas de vacinações para todos os países.Vacina

O trânsito mundial de viajantes aumenta a circulação de vários patógenos e consequentemente de várias doenças. A vacina do viajante tem como objetivo proteger a saúde das pessoas que se deslocam entre vários lugares, prevenir a propagação de doenças infecciosas e reduzir a morbimortalidade de doenças ligadas a viagens. Dentre os riscos infecciosos aos quais os viajantes estão expostos, alguns são imunopreveníveis e outros não.

As vacinas necessárias são aquelas de rotina dos calendários, as exigidas pelo código sanitário internacional e aquelas que dependem dos riscos específicos de cada viagem, como para países em desenvolvimento, zonas rurais e destinos tropicais.

 

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, 1,1 bilhão de pessoas viajam anualmente.

No Brasil, 83 milhões de brasileiros realizam alguma viagem por ano. Este número engloba trabalhadores, turistas, imigrantes e refugiados.

De um modo geral, a vacinação deve ser iniciada pelo menos de 10 a 15 dias antes da viagem, tempo necessário para gerar resposta imunológica, lembrando que algumas vacinas precisam de reforços com intervalos de 30 a 60 dias. Os principais fatores determinantes de risco para os viajantes são: destino, estação do ano, meio de transporte, duração da viagem, padrões de higiene dos alimentos, hospedagem, saneamento básico local, saúde e comportamento do viajante.

Vacinas Disponíveis

Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Febre Tifoide, Poliomielite, Raiva, Diarreia do Viajante, Doença Meningocócica, e Influenza.

 

Associado HELP em viagem

Clientes Help estão cobertos pelo SIEM – Sistema Integrado de Emergências Médicas – instituição que reúne serviços de emergências médicas no Brasil e em outros 13 países da América Latina.

Isso quer dizer que, quando um conveniado está em viagem a um dos destinos cobertos pelo sistema, poderá ser atendido pelas melhores empresas do setor sem custo adicional.

Atualmente o SIEM está presente no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México.

Confira o mapa de atendimento aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.