Dúvidas Frequentes

Que tipos de planos e serviços a Help oferece?

A Help oferece planos de emergências e urgências médicas, além dos serviços de teleorientação, remoção de pacientes (entre hospitais do mesmo município ou para outras cidades e estados), Home Care (internação domiciliar) e cobertura médica em eventos (festas, shows, festivais, convenções e eventos esportivos de todos os portes).

O que é uma emergência?

Emergências são situações que envolvem risco imediato de morte identificadas por critérios clínicos avaliados por um médico. Alguns exemplos de emergência médica são:

  • Acidentes com eletricidade;
  • Acidentes de automóvel;
  • Acidentes com armas de fogo ou perfurocortantes;
  • Acidentes com animais peçonhentos (cobras, escorpiões, etc);
  • Dores no peito (infarto do miocárdio);
  • Afogamentos;
  • Queimaduras;
  • Cortes profundos;
  • Crises de asma e bronquite asmática;
  • Derrames e perda de função ou formigamento nos braços e nas pernas;
  • Perda da visão ou audição;
  • Inconsciência;
  • Confusão mental, alteração do nível da consciência, desmaios;
  • Quadros depressivos que levam a pensamentos suicidas;
  • Intoxicações por medicamentos ou drogas;
  • Dor abdominal forte e vômito constante;
  • Intoxicação alimentar;
  • Ocorrência de sangue no vômito, na urina ou nas fezes;
  • Reações alérgicas graves à mordida de inseto, a alimento ou à medicação;
  • Febre acima de 39°C.

A Help atende as emergências citadas acima?

Sim! Ao entrar em contato com a Central de Atendimento, o conveniado ou seu responsável passará os sinais e sintomas para nossa equipe. Constatada a emergência pelo médico regulador de plantão, uma ambulância será deslocada até o local onde o paciente se encontra.

O que é uma urgência?

Urgências são situações em que o quadro do paciente apresenta sintomas incessantes como dores de cabeça e na região torácica, náuseas, vômitos e febre alta e repentina. No entanto, são ocorrências em que os critérios clínicos avaliados pelo médico não identificam perigo de morte iminente.

Alguns exemplos de urgência médica:

  • Dores de cabeça;
  • Cortes;
  • Dores de ouvido;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Dor na coluna;
  • Febre abaixo de 39,5°C.

A Help atende urgências?

Sim! No entanto, dependendo do volume de atendimentos apresentado no momento da solicitação de um atendimento de emergência, o deslocamento de uma equipe da Help até o local onde o paciente se encontra obedecerá critérios de preferência a casos com maior gravidade (emergências).

O plano de emergências médicas da Help cobre remoções?

Não. Ao contratar o plano de emergências e urgências 24h da Help, o conveniado estará coberto apenas para atendimentos dessas duas naturezas (emergências e urgências). No entanto, se a equipe médica chegar ao local da chamada e, após realizar os procedimentos de estabilização do quadro do paciente, avaliar que é preciso encaminhar o conveniado até um hospital de referência, essa remoção será realizada sem custo adicional.

No caso da necessidade estrita de remoções, o conveniado ou um responsável deverá ligar para a Central de Atendimento (4001.3232) e solicitar uma cotação para este serviço.

O plano da Help cobre consultas?

Não. Nosso plano é voltado para urgências e emergências médicas. No entanto, temos uma rede de clínicas parceiras que oferecem consultas com descontos especiais para clientes Help.

O plano da Help cobre exames?

Nos casos de urgências e emergências, a equipe médica da Help fará os exames necessários para diagnosticar o paciente da melhor forma. Entre estes exames estão o ECG (Eletrocardiograma), PA (Pressão Arterial) e HGT (Hemoglicoteste). Para os casos que não configuram urgências ou emergências de acordo com os critérios clínicos avaliados por nossa Central de Atendimento, não serão realizados exames. No entanto, temos uma rede de clínicas parceiras que oferecem consultas com descontos especiais para clientes Help.

O que é uma teleorientação?

A teleorientação é um benefício que todos os conveniados da Help possuem. Através de uma Central de Atendimento que trabalha durante 24h, nossos clientes podem ligar e esclarecer dúvidas sobre sintomas, dores, medicamentos prescritos e tratamentos recomendados. Após uma triagem feita pela equipe de operadores, nossos médicos reguladores conversam direto com o conveniado e passam as orientações necessárias.

O que é Home Care?

Home Care é a internação domiciliar da Help, um serviço que humaniza a recuperação do paciente e o coloca em casa com uma equipe multidisciplinar ao seu dispor. O foco do Home Care é tirar o paciente do hospital sempre que há possibilidade e concordância do médico responsável pelo solicitante e/ou de sua família. Depois de autorizada a alta por parte do hospital responsável pelo paciente, a equipe da Help monta um time com os profissionais necessários para cuidar do paciente.

O Home Care da Help também é destinado a pacientes crônicos, pessoas que passaram por AVC (Acidente Vascular Cerebral), indivíduos com locomoção restrita ou acamados. Para cada caso, a Help escala uma equipe multidisciplinar que pode contar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
É importante lembrar que o plano mensal de emergências da Help não cobre os custos da contratação do Home Care.

A Help faz cobertura de eventos?

Sim! Em seus 22 anos de história, a Help tem larga experiência na implantação de plantões médicos em eventos como festas, festivais de música, congressos e eventos esportivos de todos os portes.