Blog
22. ago de 2016
DICAS HELP

3 Doenças cardiovasculares mais comuns entre os homens

Ficar com um pé atrás quando se trata de doenças cardiovasculares é muito pouco, ainda mais sendo homem. Um estudo feito pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) trás um dado preocupante: 60% das pessoas que morrem de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são homens.
Assim sendo, a Help trouxe algumas informações sobre as 3 doenças cardiovasculares mais comuns entre os homens. Confira:

Infarto:

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que vai ao músculo cardíaco é bloqueado por um tempo prolongado, com isso o miocárdio é danificado ou acaba morrendo.
Esse bloqueio no fluxo pode ser causado de várias formas: espasmos de uma artéria coronária, ruptura numa artéria, bloqueio da artéria por aterosclerose (placa de colesterol), e até mesmo por causa de tumores que viajaram de outras partes do corpo pelo sangue ou baixo fluxo sanguíneo para o coração.
Os fatores de risco são inúmeros, tais como: tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes, histórico familiar, sedentarismo e etc.
Já a prevenção e tratamento são parecidas: check-up’s e exercícios regulares, dieta saudável, controle de diabetes, estresse, peso e no consumo do álcool e tabagismo. Além dessas medidas, tratamentos mais avançados requerem acompanhamentos de cardiologistas e medicamentos.

Acidente Vascular Cerebral:

Um AVC é uma emergência médica. É caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, portanto o socorro deve ser imediato para que as sequelas não sejam agravadas.
Geralmente os sintomas de um AVC são problemas de visão, dificuldade de andar, falar ou de discernimento, bem como paralisia ou adormecimento do rosto, dos braços e pernas.
O tratamento antecipado com medicamentos pode minimizar os danos cerebrais, porém geralmente a reabilitação é intensa para isso. A reabilitação é dietoterápica (horários e exercícios de alimentação), por via de tratamento psicológico e fisioterapia.

Arritmias Cardíacas:

Arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com irregularidade.
A variedade de sintomas e grande e tem níveis de gravidade. Podem incluir palpitação e dores no peito, desmaios e tonturas, como também podem causar a morte súbita.
Caso seja necessário, o tratamento incluem remédios antiarrítmicos, procedimentos médicos, dispositivos implantáveis e cirurgia.

 

Então quer dizer que além de uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, os homens (e mulheres) tem que ir regularmente em consultas médicas? É isso mesmo! Ir no médico apenas quando se tem um problema é um tabu a ser combatido, o check-up é essencial para prevenir doenças como as citadas em cima.
E lembrando que: Ocorreu uma emergência Chame a Help!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.