Blog
25. jul de 2018
DICAS HELP,Saúde

Agosto é o mês de vacinação contra o sarampo

Nas últimas semanas o sarampo voltou a ser assunto e a campanha de vacinação ocorre entre 06 e 31 de agosto. Em Santa Catarina, o último caso registrado foi em 2013 e, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC), neste ano ainda não foi identificada nenhuma ocorrência. No entanto, os surtos no Amazonas e em Roraima colocam a população em alerta.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e extremamente contagiosa. Geralmente, os primeiros sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, tosse e manchas brancas que surgem no interior da boca.

Apesar do alto poder viral, ela pode ser evitada através de vacina a ser aplicada aos 12 meses de idade – através da dose tríplice – e, aos 15 meses, na tetraviral. Adultos de até 29 anos que não tenham sido imunizados na infância, devem tomar duas doses da vacina tríplice. Pessoas entre os 30 e os 49 anos que não tenham se vacinado anteriormente, devem receber dose única. Gestantes, pacientes imunodeprimidos e pessoas com histórico de de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente não devem receber o medicamento. Indivíduos que estão passando por quimioterapia devem esperar três meses após o fim do tratamento para receber a imunização.

Quem já teve sarampo não manifestará a doença novamente, mas é importante saber se está com a vacina tríplice em dia, pois ela protege contra rubéola e caxumba.

As vacinas estarão disponíveis em postos de saúde de todo o estado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.