Blog
26. abr de 2018
DICAS HELP

Hipertensão arterial: o mal silencioso que precisamos prevenir

26 de abril é o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, mal que atinge 25% da população brasileira adulta, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença ocorre quando a PA (pressão arterial) se mantém acima de 12×8 por conta da contração dos vasos sanguíneos. O que complica seu diagnóstico é o fato de ser silenciosa, ou seja, geralmente não são manifestados sintomas.

É muito importante ficar atento pois a enfermidade pode acarretar sérios problemas de saúde. A constante alta da pressão arterial prejudica os vasos do coração, rins e cérebro, que com o passar do tempo ficam mais estreitos e rígidos, podendo romper ou entupir. Quando esse entupimento acontece na região do coração, pode causar infarto. Já quando ocorre no cérebro, são grandes as chances de provocar um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Impotência sexual e insuficiência renal também estão ligadas à hipertensão.

Obesidade, sedentarismo, uso excessivo de sal e tabagismo são fatores de risco que podem ocasionar a doença, assim como características hereditárias. Para ficar longe da hipertensão e seus males, são necessários alguns cuidados básicos:

  • Consulte seu médico assistente anualmente;
  • Faça exercícios físicos diários;
  • Controle o peso e evite a obesidade;
  • Diminua o consumo de sal e frituras e aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes;
  • Não beba;
  • Pare de fumar.

Além dos conselhos acima, é importante levar a vida com menos estresse e ansiedade. Reserve um tempo do seu dia para família, amigos e lazer. Sempre que puder, pratique atividades ao ar livre, caminhe, vá à praia e  frequente parques e praças.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.