Blog
17. nov de 2017
DICAS HELP

O novembro é azul e a prevenção é permanente

Entramos no Novembro Azul!

Desta vez, teremos um mês inteiro para divulgar a prevenção contra o câncer de próstata, uma das doenças que mais ataca a população masculina a partir dos 50 anos. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, ela é a segunda mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Para início de conversa, precisamos saber o que é e para que serve a próstata. A sua principal função é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino que constitui entre 10% e 30% do volume do fluido seminal e que, juntamente com os espermatozoides, forma o sêmen.  Localizada embaixo da bexiga e em frente ao reto, esta glândula tem o tamanho aproximado de uma noz e aumenta de tamanho com o passar da idade.

“A maioria dos pacientes desconhece a existência da glândula prostática e somente a descobre quando passa a ter problemas como a obstrução do trato urinário”, declara o Dr. Alexandre Nanni, nefrologista integrante da equipe médica da Help.

Alexandre Nanni, médico da equipe da Help Joinville.
Alexandre Nanni, médico da equipe da Help Joinville.

O câncer de próstata ocorre quando as estruturas glandulares que produzem o líquido que gera o sêmen (ou esperma) se multiplicam de maneira anormal. O principal fator de risco para a ocorrência deste mal é a idade. E como todos nós envelhecemos e não há como lutar contra a passagem do tempo, a melhor forma de se precaver é fazer exames regulares.

“A partir dos 40 anos de idade todo o homem deve fazer revisão anual da sua glândula prostática. Rotineiramente se usa o exame de toque retal que avalia a textura da próstata”, explica Nanni. O especialista também informa que essa textura pode, com muita facilidade, demonstrar se a próstata tem características de hiperplasia (aumento apenas de tamanho) ou se tem característica de neoplasia maligna (câncer). Para completar a investigação médica, é analisada a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Na suspeita de câncer, faz-se uma biópsia e o material é enviado a um patologista para que se identifique o problema.

Além dos exames e das consultas com um médico urologista, hábitos saudáveis nunca são demais.  Praticar esportes e não fumar são boas iniciativas. O excesso de álcool deve ser evitado. “Histórico de câncer de próstata na família também é muito importante. Quando há outros casos, a prevenção deve iniciar bem mais cedo”, complementa Nanni.

Como todos os outros tipos de doença, se detectado precocemente o câncer de próstata tem grande chance de cura. Muitas vezes, uma cirurgia de retirada do órgão associada à radioterapia é suficiente.

E para descobrir cedo, o procedimento mais simples é o exame de toque retal.

“O exame de próstata é rápido e indolor. Infelizmente, ainda vejo muito preconceito em relação a esse procedimento, principalmente nas faixas etárias mais avançadas. Uma boa conversa pode explicar muito e orientar melhor o paciente que resiste em fazer o exame de toque retal”, finaliza o médico.

Aproveite o Novembro Azul para mostrar que é um homem de atitude, visite seu médico e faça os exames.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.