Blog
07. jun de 2016
DICAS HELP

Quedas na Terceira Idade

Quedas

A incidência de quedas aumenta progressivamente com a idade.Sendo mais frequente em idosos após os 85 anos.Isto acontece devido as alterações próprias do envelhecimento e podem ser associadas a algumas doenças, tais como: Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial, Quadros Depressivos, Cardiopatias e outras

Causas

Entre as principais causas, encontram-se:

• Fatores do próprio ambiente da casa e quedas da cama.

• Hipotensão postural; vertigem; sincope; fraqueza, dores articulares, alterações na marcha e do equilíbrio; medicamentos; problemas ortopédicos prévios, problemas visuais e outros.

Principais lesões

A maioria das quedas não levam a morte, mas causam: Fraturas, ferimentos graves, sequelas e alterações psicológicas que levam ao medo de cair novamente.

Os principais fatores do próprio ambiente doméstico do paciente causadores de quedas são: tapetes ou objetos soltos, os próprios calcados soltos, animais domésticos, pouca iluminação no ambiente; degraus; banheiro não adaptado, móveis obstruindo a passagem e outros.

Tratamento

O tratamento consiste em: Tratamento médico no momento da queda, tratando as fraturas e ferimentos. E identificar o fator causador da queda com objetivo de prevenir novas quedas.

Prevenção

Realizar a prevenção das novas quedas mudando o ambiente doméstico: tornando o banheiro adaptado, cadeira de rodas para banho, retirando os tapetes ou colocando tapetes antiderrapantes, .

Realizar consulta com médico assistente com a finalidade de reavaliar medicamentos e doses que possam ser a causa das quedas.

O tratamento consiste em fazer com que o idoso retorne a exercer suas atividades da vida diária, adquira confiança e perda do medo de cair eprevenir novas quedas. Para isso é necessário recuperar as atividades físicas e sociais, uma boa alimentação que levem a uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Dra. Rosilane de Oliveira Moreira, diretora técnica da Help Emergências Médicas • CRM-SC 8270

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.