Blog
12. mar de 2018
Institucional

Help oferece palestra sobre saúde da mulher no Hotel Slaviero

No Dia Internacional da Mulher a Help foi convidada para a tarefa especial de abordar com as trabalhadoras de uma das maiores redes de hotelaria do estado temas envolvidos aos cuidados com a saúde, planejamento familiar e empoderamento. A palestra foi dada para funcionárias do Hotel Slaviero, em Florianópolis, e alertou sobre alguns dos males que mais acometem as mulheres brasileiras.

A plateia era formada por trabalhadoras de várias faixas etárias e o conteúdo foi passado pela enfermeira Danieley Lucca. Foi realizado abordagem referente às doenças crônicas não transmissíveis que mais acometem este público, destacando-se a hipertensão artéria sistêmica, o Diabetes Mellitus e o Câncer.

Cuidados com estilo de vida, hábitos alimentares e adesão à terapias medicamentosas foram frisadas durante a atividade. No encontro, a enfermeira da Help destacou os três tipos de câncer que mais acometem a população feminina segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2018): Câncer de Mama, Câncer de cólon e reto e Câncer de colo uterino. A profissional orientou sobre medidas de prevenção e detecção precoce, como por exemplo, o auto exame das Mamas. “Nesses casos, o autoexame e o diagnóstico precoce são muito importantes para a paciente conseguir que o tratamento tenha sucesso”, alertou Danieley. A enfermeira também apresentou às  participantes as rotinas e indicação de exames para  diagnóstico como, por exemplo, a mamografia, segundo preconizado pelo Ministério da Saúde.

palestraslaviero-2
Sobre o câncer de cólon e reto, foram esclarecidos sinais e sintomas como mudanças no hábito intestinal, constipação, diarreia, anemia, fraqueza, cólicas abdominais constantes e emagrecimento repentino bem como o tipo de exame para diagnóstico como a colonoscopia. “É preciso prestar atenção também se há sangue nas fezes e se a evacuação acontece de maneira completa”, orientou Danieley.

Outro tema abordado foi a prevenção ao câncer de colo de útero. Segundo a enfermeira, o exame papanicolau é muito importante e deve ser feito a partir dos 25 anos. “É preciso vencer o medo e quebrar alguns tabus. Nossa saúde é assunto sério e precisamos puxar essa responsabilidade para a gente”, disse Danieley. Para ela, algumas medidas simples e constantes, como manter bons hábitos alimentares, beber bastante água , praticar exercícios e tentar manter um ambiente harmônico entre casa e trabalho podem ajudar muito na manutenção da saúde feminina.

O evento encerrou tratando da importância do planejamento familiar e métodos contraceptivos. Preservativos, camisinha feminina, anticoncepcionais em comprimidos ou injetáveis, laqueadura e vasectomia para os parceiros foram algumas das alternativas destacadas. “Estamos vivendo um novo paradigma da mulher no mundo. Precisamos tomar partido nas decisões para conquistar o que desejamos. Somos fortes e quanto mais nos posicionarmos, mais espaço ganharemos”, finalizou Danieley.

Para Suziane Caramori, que coordena uma equipe composta por 13 funcionárias no Hotel Slaviero, a mensagem passada foi muito importante. “Queríamos muito trazer esse tipo de informação para as funcionárias, pois várias não têm acesso a esse conteúdo. A palestra foi maravilhosa e a enfermeira transmitiu muito bem os assuntos abordados”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.