Blog
17. out de 2019
BlogHelp,DICAS HELP,Saúde,Vida

Principais doenças Cardiovasculares – 05 de 06

O aumento da sobrevida média das pessoas

Os avanços da medicina, aumentaram a sobrevida média das pessoas, como consequência, cerca de 12% da população brasileira têm idade superior a 65 anos e o grupo que mais cresce hoje, é o das pessoas com mais de 80 anos.

As 6 Principais doenças cardiovasculares

As principais doenças cardiovasculares em idosos causadas pelas alterações fisiológicas explicadas acima e, nas quais, muitas delas são exacerbadas pela idade, são:

  1. Miocardiopatia Hipertrófica
  2. Insuficiência Cardíaca
  3. Hipertensão Arterial
  4. Doença Arterial Coronariana
  5. Doenças das Válvulas Cardíacas
  6. Arritmias Cardíacas – (em breve matéria)

 

Doenças das Válvulas Cardíacas

Merece destaque a estenose aórtica calcificada (estreitamento da válvula aórtica), que é causa de morte súbita em idosos. Em muitos países, essa condição já é a principal indicação de cirurgia cardíaca em idosos. A insuficiência mitral degenerativa ou secundária a dilatação do ventrículo esquerdo, também é um achado comum. O envelhecimento produz mudanças progressivas na estrutura do coração. As válvulas aórtica e mitral se espessam e calcificam, podendo interferir com o seu fechamento normal. Embora esses fenômenos possam levar à estenose ou estreitamento da válvula aórtica (a mais acometida entre todas as válvulas cardíacas), não é frequente o comprometimento da função da válvula só por estes mecanismos.

Cardíaco

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.