Blog
01. nov de 2019
BlogHelp,Saúde,Vida

Principais doenças Cardiovasculares – 06 de 06

O aumento da sobrevida média das pessoas

Os avanços da medicina, aumentaram a sobrevida média das pessoas, como consequência, cerca de 12% da população brasileira têm idade superior a 65 anos e o grupo que mais cresce hoje, é o das pessoas com mais de 80 anos.

As 6 Principais doenças cardiovasculares

As principais doenças cardiovasculares em idosos causadas pelas alterações fisiológicas explicadas acima e, nas quais, muitas delas são exacerbadas pela idade, são:

  1. Miocardiopatia Hipertrófica
  2. Insuficiência Cardíaca
  3. Hipertensão Arterial
  4. Doença Arterial Coronariana
  5. Doenças das Válvulas Cardíacas
  6. Arritmias Cardíacas

Arritmias Cardíacas:

As arritmias supraventriculares (originadas nos átrios) e as ventriculares (originadas nos ventrículos), são comuns em idosos. A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca persistente, mais comum no idoso, podendo acarretar insuficiência cardíaca e embolização (liberação de coágulos), com derrame cerebral. No sistema de geração e condução do estímulo elétrico cardíaco, ocorre uma perda celular, com substituição por tecido fibroso e gordura. No nó sinusal (marcapasso natural do coração), observa-se uma substancial diminuição do número de células marcapasso (cerca de 10% em relação a indivíduo saudável de 20 anos de idade).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.